quarta-feira, junho 08, 2011

Cinema IMAX - a revolução do cinema


Como funciona o cinema IMAX
Se você já esteve em um cinema IMAX e viu um filme IMAX, sabe que é uma experiência muito diferente da que se tem nos cinemas padrões.
A experiência IMAX
Logo que você entra em um cinema IMAX, uma diferença fica imediatamente óbvia: a tela é gigantesca. Existem dois tipos diferentes.

    Cinemas IMAX - um cinema IMAX padrão, com uma imensa tela retangular. Uma tela IMAX normal tem 16 m x 22 m, mas podem ser bem maiores. A maior tela tem 30 metros de altura. Ela é muito maior do que a tela de um cinema padrão.

    Cúpulas IMAX - a cúpula fornece uma tela hemisférica, que abrange o cinema todo. As cúpulas podem ter até 30 metros de diâmetro. 




Tanto no cinema IMAX quanto na cúpula, o efeito é impressionante. A tela é grande o bastante para preencher seu campo de visão e, ao fazer isto, ela dá uma incrível sensação de imersão, o que melhora a sensação de movimento.
 Para que esta tela gigantesca seja preenchida por uma imagem nítida, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70 mm, únicos na indústria.

Os filmes IMAX são aproximadamente dez vezes maiores que os filmes de 35 mm

A maioria dos filmes que você assiste no cinema vem no formato de 35 mm. A estrutura tem 35mm de largura e é retangular: elas são muito largas para sua altura, então a imagem é comprimida para o formato de 35 mm e expandida pelo projetor para preencher a tela.

Alguns filmes vêm no formato de 70 mm, que fornece aproximadamente o dobro da resolução, e a estrutura tem naturalmente a mesma largura da tela, então a compressão não é necessária.

O filme IMAX é chamado de filme de formato 15/70. Cada estrutura tem 70 mm de altura e 15 perfurações de largura. Em outras palavras, o tamanho do filme é aproximadamente dez vezes maior do que o filme padrão de 35mm. Além disso, o tamanho do filme dá ao filme IMAX uma claridade incrível.

O filme 15/70 faz do projetor um dispositivo único. Se você leu Como funcionam os projetores de filmes, entende o mecanismo básico de um projetor de 35 mm:
    o filme entra na parte superior do projetor;
    um gancho ou uma roda motriz avança o filme de uma estrutura e o segura firmemente na frente da luz;
    um obturador se abre e permite que a luz passe pelo filme e pelas lentes em direção à tela numa fração de segundo.

Num projetor IMAX, o filme é tão grande e pesado, que o projetor não pode usar um gancho para movimentá-lo. Além disso, é difícil segurar uma estrutura de filme tão grande, de forma perfeitamente plana, em relação às lentes. Por isso, o projetor IMAX é totalmente diferente de um projetor normal:

    o filme passa por ele horizontalmente;
    um sistema à vácuo leva cada imagem para um pedaço de vidro na frente das lentes, para que a imagem seja completamente orientada na frente delas;
    o obturador se abre durante um período de tempo maior do que em um projetor normal, a fim de deixar mais luz passar. A lâmpada do projetor é uma unidade de 15 mil watts de xenônio resfriado pela água.

Toda essa avançada tecnologia significa que um projetor IMAX pesa quase 2 toneladas (1.800 kg): o mesmo peso de um carro pequeno.
Inovações IMAX
Desde sua estréia, o IMAX tem feito de tudo para criar a experiência mais realista possível em filmes. Veja abaixo o que várias das inovações apresentadas nos cinemas IMAX incluem.

    Tecnologia de cúpula - permite que a imagem cubra totalmente a sua visão periférica
    Cinemas IMAX são projetados para fornecer a melhor experiência de visualização possível

    Tecnologia 3D - usa tanto a tecnologia do obturador de vidros polarizados quanto a de LCD para exibir filmes em 3D.

    48 estruturas por segundo - é o dobro da média padrão e aumenta os detalhes de visualização.

    Sistemas avançados de som - usam um sistema de som de 6 canais e, em alguns cinemas, pode-se usar um headset que fornece dois canais extras de som para cada espectador.

Juntando todas estas características, os cinemas IMAX criam a experiência cinematográfica mais realista e intensa que existe.

 No Brasil ao que se sabe, só São Paulo e Curitiba tem salas IMAX, enquanto no Canadá isso já é realidade há 40 anos. Só nos resta esperar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!