segunda-feira, junho 20, 2011

Kinect - Você é o controle do vídeogame







                                    Como funciona o Microsoft  Kinect

Por Stephanie Crawford - traduzido por HowStuffWorks Brasil

  O Microsoft Kinect foi desenvolvido para chacoalhar a experiência com consoles de videogames, revigorando um mercado de US$ 60 bilhões globais anuais. Anunciado e demonstrado em junho de 2009 como Projeto Natal, o Kinect parece quase mágico pela maneira como ele pode ver cada movimento do seu corpo e reproduzi-lo dentro do videogame que você está jogando. Mais, ele reconhece seu rosto e sua voz, assim ele pode encontrá-lo na sala e descobrir onde você está mesmo se você estiver jogando com um grupo de amigos. Novembro de 2010 marca o lançamento antecipado histórico do Kinect como uma nova adição à linha de produtos Xbox 360 da Microsoft.



  A Microsoft previa inicialmente vender 3 milhões de unidades do Kinect no final de 2010, mas antes mesmo de colocar o produto à venda, elevou sua expectativa para 5 milhões de unidades, adicionando US$ 750 milhões à receita de software da companhia neste trimestre. Com lançamento mundial previsto para 10 de novembro, o Kinect teve as vendas antecipadas nos EUA para o dia 3 de novembro, em 30 mil lojas nos EUA, 5 mil das quais fizeram eventos à meia-noite para uma fila interminável de ávidos compradores.




 O dispositivo em si é uma caixa preta com cerca de 30 cm de comprimento e três câmeras sensores, que é plugada na parte de trás do Xbox 360. Ele vem com um conjunto de jogos chamado "Kinect Adventures", cenários em que os jogadores navegam pelas correntezas de rios, por baixo d´água e no espaço. Com o apelo de jogo por movimento do corpo e comando de voz, a Microsoft espera alavancar as vendas da linha Xbox, que já vendeu 45 milhões de unidades desde o seu lançamento, há cerca de dez anos.


  Ao que se revela o Kinect não é tão mágico assim. É uma combinação altamente inovadora de câmeras, microfones e software que transforma seu corpo em um controle de videogame. O nome Kinect é inspirado pelas palavras em inglês "kinect" (cinético), que significa estar em movimento, e "connect" (conectar), que significa estar "conectado aos amigos e ao entretenimento que você ama" [fonte: Rule]. Não são apenas os jogos que pegam seu movimento. O Kinect transforma seu Xbox 360 em um console ativado por voz com captura de vídeo e reconhecimento facial, aplicável para tudo - da escolha de um programa na tevê à criação de um trabalho artístico digital.



  A Microsoft também projetou o Kinect como uma melhoria para a experiência com o Xbox Live. O videochat do Xbox Live usa as câmeras e os microfones do Kinect para um bate-papo do tipo webcam com múltiplos amigos de uma só vez [fonte: Stevens]. Além disso, a Microsoft se juntou à ESPN para criar experiências esportivas interativas para os usuários Gold do Xbox Live (no Brasil, disponível a partir de 10 de novembro de 2010). Não apenas você pode assistir aos eventos esportivos em alta definição, como também pode se juntar a outros fãs na torcida por seu time favorito e responder perguntas de trívia esportivas [fonte: Microsoft].

  Este artigo relembra os primeiros comentários sobre o Projeto Natal, descreve o hardware, o software e o desenvolvimento por trás dele, e explora como o Kinect poderia mudar o mercado de consoles de videogame em comparação o Nintendo Wii e ao Playstation Move.


O sensor Kinect

Xbox 360 e o sensor do Kinect
Microsoft / Divulgação
Xbox 360 e o sensor do Kinect

  A tecnologia inovadora por trás do Kinect é uma combinação de hardware e software contida dentro do acessório sensor do Kinect que pode ser adicionado a qualquer Xbox 360 já existente. O Xbox 360 mais novo tem uma porta Kinect a partir da qual o dispositivo pode extrair energia, mas o sensor Kinect vem com uma fonte de alimentação sem custo adicional para usuários dos modelos mais antigos do Xbox 360. Para um videogame usar os recursos do hardware, ele também precisa usar a camada proprietária do software Kinect que capacita reconhecimento de voz e corporal do pelo sensor Kinect.


Existe um trio de inovações de hardware trabalhando junto com o sensor Kinect:

    * Câmera de vídeo VGA colorida - Esta câmera de vídeo ajuda no reconhecimento facial e na detecção de outras características ao detectar três cores componentes: vermelho, verde e azul. A Microsoft chama isso de "câmera RGB" se referindo aos componentes de cor que ela detecta.

     * Sensor de profundidade - Um projetor infravermelho e um sensor CMOS monocromático trabalham juntos para "ver" a sala em 3D sem levar em conta as condições de iluminação.

    * Microfone multi-matriz - Este é uma série de quatro microfones que podem isolar as vozes dos jogadores do barulho da sala. Ela possibilita ao jogador estar a poucos metros de distância do microfone e ainda usar controles por voz.

  Uma olhada adicional nas especificações técnicas do Kinect revela que tanto a câmera de vídeo quanto a câmera com sensor de profundidade têm resolução de 640 x 480 pontos e funcionam a 30 quadros por segundo. As especificações também sugerem que você deve deixar cerca de 1,8 metros de espaço de jogo entre você e o sensor Kinect, embora isso possa variar dependendo de onde você coloca o sensor [fonte: Microsoft Store].



 O hardware Kinect, porém, não seria nada sem o software revolucionário que faz uso dos dados que ele reúne. 

O software Kinect aprende com a experiência

  A camada de software do Kinect é o componente essencial para dar significado ao que o hardware detecta. Quando você liga o Kinect pela primeira vez, ele lê o layout da sua sala e configura o espaço de jogo no qual você estará se movendo. Então, o Kinect detecta e rastreia 48 pontos do corpo de cada jogador, mapeando-os para uma reprodução digital da forma e da estrutura do esqueleto desse jogador, incluindo detalhes faciais.
 
           "Harry Potter e as Relíquias da Morte" é um dos jogos para o Kinect






    Dezesseis games estão disponíveis atualmente para o Kinect, incluindo títulos de esporte, de dança e de ginástica. Mas games consagrados como "Halo" não terão versão para o Kinect, já que a Microsoft deseja centrar a ação de seu novo sistema para um público mais amplo do que apenas os jogadores fanáticos






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!