sábado, agosto 13, 2011

Chile: Estudantes chilenos lutam contra a ingnorância do governo


Declarações do presidente do Chile atiçam protestos de estudantes
Os estudantes voltaram às ruas. Em protesto, eles exigem investimentos e gratuidade no ensino nas universidades. A repressão foi violenta.




O clima no Chile está a cada dia mais tenso. Em protesto, estudantes exigem investimentos e gratuidade no ensino nas universidades. Na quinta-feira (11), uma declaração do presidente Sebastian Piñera foi o estopim para mais uma noite de confrontos.

presidente Sebastian Piñera

Em um discurso, Piñera comentou as manifestações dos jovens. Disse que eles devem se lembrar que “nada na vida é de graça, alguém sempre vai pagar a conta”.

Os estudantes voltaram às ruas. De novo, a repressão foi violenta. A onda de protestos já dura mais de dois meses.
 
  É comovente a luta dos estudantes chilenos contra essa estupidez dos governantes em relação à educação. Os estudantes brasileiros deveriam seguir o exemplo de luta desses jovens heróis. Já o governo chileno demonstra a mais absurda ignorância nessa queda de braço onde o próprio governo se enfraquece e a imagem do Chile fica abalada por tamanha ingerência. Políticos parecem ser burros por natureza e o presidente chileno confirma com sua atitude oque a falta de educação pode fazer com uma pessoa.


 Fonte: G1 e opinião Odyssey


Musa comunista lidera protesto estudantil no Chile

Camila Vallejo, 23 anos, se tornou musa do movimento estudantil no Chile
Foto: Divulgação


Uma jovem militante comunista ficou conhecida internacionalmente após liderar o movimento estudantil no Chile, que luta pelo fortalecimento da educação pública no país. De olhos azuis e traços delicados, a beleza de Camila Vallejo, 23 anos, vem sendo propalada e até um grupo de música popular dedicou a ela uma canção pegajosa de amor.

Estudante do curso de Geografia e presidente da Federação Estudantil da Universidade do Chile (Fech), ela atua há cinco anos na Juventude Comunista. E não é só a beleza que destaca a jovem na luta estudantil, a eloquência e o preparo também são marcas de Camila. Ela lidera o movimento que mantém em xeque o governo do presidente Sebastián Piñera, mostrando-se capaz de mobilizar mais de milhares de pessoas em passeatas pelo centro da capital Santiago.



Camila admite que a beleza ajudou a atrair a atenção dos meios de comunicação para a sua mensagem. "Objetivamente sou bonita e não tenho problemas em dizê-lo, mas não coube a mim, decidir sobre qual seria a minha aparência. O que pude decidir é o meu projeto político", declarou em entrevista.

Com informações da agência AFP. Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!