segunda-feira, agosto 15, 2011

Quer ser modelo? Veja as dicas no Odyssey

             Gisele Bündchen: a número 1 ontém e hoje

Sonho de vida de muitas meninas (e meninos), virar top model exige beleza e muito mais. Veja como iniciar na profissão

Marie Fava


Que menina nunca sonhou em ser uma modelo de sucesso? Ok, nem todas, mas, uma grande parte tem ou já teve esse sonho. Linda, bem de vida, cheia de glamour... Essa é a imagem que as modelos que chegaram lá, como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio e Raquel Zimmerman, passam às aspirantes à profissão.

No mundo da moda, existe sim um padrão de beleza, que hoje, segundo o agente da Ford Models Brasil, Clovis Pessoa, engloba jovens naturalmente magros e altos, em primeiro lugar. Depois, leva-se em conta a fotogenia. Também são avaliados pele (espinhas não são bem-vindas), cabelo, dentes, postura, estilo e comportamento.


“O mercado de modelos dá preferência às altas e magras geneticamente. Mas quando achamos alguém com potencial, que está acima do peso para a profissão, ou com a pele feia, nós, da agência, sugerimos acompanhamento com nutricionista e dermatologista, por exemplo. O problema do jovem hoje é que ele não gosta de se exercitar, e esse é o maior desafio, convencê-los a mexer o corpo”, conta.
Mas, o que fazer para começar a carreira?

Não é fácil. Clovis alerta e ensina. A Ford Models Brasil conta com uma equipe de olheiros, que viajam em roteiro organizado por estados de maior incidência de adolescentes altas e magrinhas, com mínimo de 1,72m e em média 49 quilos. Antes, a região sul era a principal “exportadora de new faces”, mas agora, de acordo com o agente da Ford, o nordeste e norte também são fortes áreas de procura.


Em contato com agências menores, em cada cidade visitada, a Ford Models seleciona as meninas e meninos que têm potencial. Também vão para a porta de escolas e outros locais frequentados pela juventude. Ao achar uma boa candidata à vaga de top model brasileira, o agente entrega um cartão de visita e pede o contato dos pais, já que a maioria das garotas é menor de idade. Também são feitas fotos digitais de rosto e perfil, para a análise de fotogenia.

Primeiros passos

“Se acharmos que a garota ou o rapaz têm potencial, é importante termos o contato dos pais, pois alguns nunca nos retornam. Nós ligamos, explicamos que a filha pode virar uma top model. Também explicamos que não é uma vida só de alegrias. Tem que ter disposição, mente aberta para encarar o começo da carreira e disciplina”, explica.


Com o aval dos pais, sempre, e a aprovação da fotogenia e das medidas, a agência marca uma entrevista com mãe e filha, em São Paulo. A ideia é trazer as meninas e meninos em época de férias escolares. Na capital paulista, a candidata é instalada em um apartamento de modelos (mantido pela agência), onde geralmente moram de seis a oito meninas. A hospedagem da mãe é por conta da família. E que fique claro: nenhum pai pode frequentar o apê, já que as inquilinas, quase sempre, são menores de idade.


As garotas são instruídas, inclusive, a frequentar sebos, para comprar revistas de moda internacional e também a treinar os melhores ângulos e postura em frente ao espelho. Esse início é fundamental para quem quer se dar bem. É preciso ter paciência, saber ouvir ‘não’ e ter a mente aberta, alerta o expert.

Larissa Aguiar Musa Teen do Orkut

E o Orkut?
 
Existem comunidades específicas para quem quer se lançar na carreira.

Concursos
Todo mundo pode se inscrever, basta ter acesso às fichas e postos de inscrição. Quanto maior o concurso, maior a divulgação e acesso às informações de como participar. A dica é ficar atenta.

Dicas essenciais
- É preciso ser fotogênica;
- Sair da casa dos pais para morar com mais de cinco estranhas, em uma cidade gigante, não é tarefa das mais fáceis;
- Estudos serão segundo plano;

- Críticas serão suas melhores conselheiras;

- Respostas negativas serão freqüentes, no começo;

- Você será o que o cliente quer: corte e cor de cabelo, medidas, roupas.

Fonte: IG Moda: dicas de moda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!