sexta-feira, setembro 09, 2011

A Bússola de Ouro : a trilogia de livros do escritor Philip Pullman



    A Bússola de Ouro no Brasil; Os Reinos do Norte, em Portugal (Northern Lights) é o primeiro volume da trilogia His Dark Materials, série de livros do escritor inglês Philip Pullman.

   Publicado inicialmente em 1995 na Inglaterra, o livro traz como protagonista a menina Lyra Belacqua, uma órfã de 12 anos de idade, que vive em um universo paralelo ao nosso. Nesse universo existem bruxas boas, ursos guerreiros e instituições poderosas que querem controlar a todos. As almas dos humanos vivem separadas de seus corpos e assumem a forma de animais falantes chamados Dimons.


Título

       Durante algum tempo no processo anterior à publicação, a série era referida como "The Golden Compasses", o que, em português, seria "Os Compassos Dourados" (a palavra compass em inglês pode significar tanto "bússola" quanto "compasso"). Pullman então se decidiu pelo título "Northern Lights" ("Luzes do Norte" ou "Aurora Boreal") para o primeiro livro da série, e continuou a se referir à trilogia como The Golden Compasses. Tanto este nome quanto o que viria a ser adotado na Inglaterra vêm de um verso da obra Paraíso Perdido.



    Nos Estados Unidos, em suas discussões sobre a publicação do primeiro livro, os editores Alfred A. Knopf vinham chamando-o The Golden Compass (omitindo o plural), que eles equivocadamente supunham se referir ao aletômetro de Lyra, já que o objeto superficialmente se parece com uma bússola. Entrementes, no Reino Unido, Pullman substituíra The Golden Compasses por His Dark Materials ("Seus Materiais Sombrios") como título para a trilogia, que no Brasil é "Fronteiras do Universo". Segundo Pullman, os editores tinham ficado tão afeiçoados ao nome "The Golden Compass" que insistiram em publicar o primeiro livro da série sob este título na edição americana, em lugar de Northern Lights, usado no Reino Unido e na Austrália.


Enredo
Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, sequestradas por um grupo misterioso de pessoas chamadas popularmente de Gobllers.

 
Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro, antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade. Mas, Lyra foge e inicia sua jornada nas terras gélidas do Polo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, feiticeiras, aeróstatas, exploradores, e crianças capturadas para cortarem seus dimons.


Controvérsia

O livro gerou polêmica por alegadamente retratar de maneira negativa a Igreja e a religião. Alguns críticos veem a trilogia de Pullman como uma refutação direta à série Crônicas de Nárnia, notória por seu teor religioso e alusões ao cristianismo. As críticas da parte de instituições religiosas, principalmente nos Estados Unidos (onde até mesmo boicotes foram organizados), contribuíram grandemente para o baixo arrecadamento do filme no dito país. Em contraste, o filme foi um grande sucesso no resto do mundo.
Apesar da controvérsia, o livro rendeu ao autor prêmios como The Guardian Children’s Fiction Prize, Carnegie Prize e a indicação da Publishers Weekly como o melhor livro de 1996 para público jovem.



   A Faca Sutil no Brasil; A Torre dos Anjos, em Portugal (The Subtle Knife) é o segundo livro da trilogia His Dark Materials, do escritor britânico Philip Pullman, publicado em 1997. O livro ganhou importantes prêmios internacionais e belas críticas do jornal inglês Daily Mail.

A História de Will

      Will Parry é um garoto de doze anos comum que vive com sua mãe (que sofre de problemas mentais) em Winchester. Quando (acidentalmente) mata um homem, ele decide fugir para Oxford e procurar o paradeiro do pai.
Desolado e sem ter para onde ir, ele segue os passos de uma gata e acaba encontrando uma "janela" no ar que dá para outro mundo. Lá ele conhece Lyra, e logo eles descobrem haver uma estranha ligação entre si, de modo que Will só poderá encontrar seu pai com a ajuda de Lyra.
De modo que eles se juntam e começam a procurar por pistas do paradeiro do pai de Will, enquanto resolvem, ao mesmo tempo, a incógnita deixada pelo primeiro livro: O que é o Pó?


A Faca Sutil

     A Faca Sutil é como uma faca de vinte e cinco centímetros e dois gumes, Um desses pode cortar qualquer tipo de material - da seda mais fina até o metal mais duro - o outro gume pode abrir janelas para qualquer mundo.



    A Luneta Âmbar no Brasil / O Telescópio Âmbar em Portugal (The Amber Spyglass) é o último livro da trilogia His Dark Materials de Philip Pullman, publicado em 2000.
Neste terceiro livro, Lyra, mantida refém por Marisa Coulter, conta com a ajuda de Will Parry, que durante o resgate quebra a faca sutil e, logo após consertá-la, vai com Lyra até o mundo dos mortos.

Enredo

  Will está decidido a encontrar Lyra, que foi seqüestrada no final de The Subtle Knife. Contando com a ajuda de dois anjos, Will segue até as montanhas do Himalaia, onde resgata Lyra de seu cativeiro. Durante o resgate, porém, ele acaba quebrando a faca sutil, que posteriormente é concertada por Iorek.
Logo depois, Lyra (motivada por um sonho que tivera enquanto fora mantida adormecida no cativeiro) e Will seguem até o último dos mundos, onde conseguem falar com Roger e descobrem o mundo dos mortos.

 A Luneta Âmbar

 A Luneta Âmbar é uma luneta feita de bambu e que suas lentes não são de vidro, mas na verdade de óleo e laca. Mary Malone constroí as lentes de óleo e laca, e então seus amigos Mulefas cortam um pedaço de bambu onde são fixadas as lentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!