sábado, novembro 19, 2011

O Mundo de Sofia (Sofies verden) O filme



Sinopse

    A Versátil apresenta a versão integral em DVD duplo de O Mundo de Sofia, minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento.



A história do livro "O Mundo de Sofia" foi transformada em
filme na Noruega, dirigido por Erik Gustavson, em 1999.


Capa da edição brasileira do best-seller de Jostein Gaarder, "O Mundo de Sofia".



O escritor norueguês Jostein Gaarder

Autor do livro "O Mundo de Sofia".



A História

Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava sozinha com sua mãe.

Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois envelopes brancos. Em cada um havia um questionamento. Queriam fazer com que Sofia viesse a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Atingiram seu objetivo e fizeram com que ela viesse a pensar firmemente sobre o tema.

Para fazer com que Sofia se envolvesse cada vez mais com essas reflexões, ela recebe, a seguir, um grande envelope amarelo com a inscrição: Curso de filosofia. Maneje com cuidado. Era mais um dos vários chamamentos a reflexão filosófica propostos por um professor desconhecido. O mais importante é que Sofia havia se interessado e estava iniciando, com muita disposição e vários questionamentos, o tal Curso de Filosofia.

Para facilitar o trânsito de Sofia pelas informações, o material propunha e desenvolvia comparações que facilitavam a compreensão ou que, ainda, procuravam estimular raciocínios e análises. O estímulo ocorria à base de provocantes perguntas ou afirmações, como aquela em que se dizia que "a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas" ou ainda, quando o professor de filosofia faz referência a um truque mágico onde um coelho branco é tirado de uma cartola preta. Nesse caso, ele quer passar a idéia de que também fazemos parte de um grande mistério e que, diferentemente do coelho, temos consciência de estarmos participando de um enigma e procuramos explicações para isso.


Capas das edições do livro "O Mundo de Sofia"
                                                           publicados em Portugal e nos Estados Unidos.
Na continuação do curso Sofia foi levada a dar uma olhada na visão mitológica do mundo.

Ficou sabendo que a filosofia surgiu por volta de 600 a.C. na Grécia e que, antes da filosofia, as explicações sobre as coisas que ocorriam no mundo eram resultantes dos mitos, histórias nas quais os deuses definiam como seriam as colheitas, quantos filhos uma mulher poderia ter, se a comunidade entraria em guerra, se os tempos vindouros seriam de fartura ou de "vacas magras",...


Tudo que acontecia aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses.

Homero e Hesíodo, pensadores gregos do século VIII A.C., registraram por escrito boa parte da mitologia grega, o que tornou possível sua melhor compreensão e, consequentemente, seu questionamento.


O surgimento das polis ou cidades-estados na Grécia e em outras regiões e do sistema escravista, a ampliação dos horizontes culturais e políticos dos homens e o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho proporcionaram uma evolução no modo de pensar e permitiram que os homens buscassem explicações naturais para os fenômenos da natureza e, superassem os mitos.

A partir desse momento, a história de Sofia será marcada por encontros com filósofos notáveis cujas obras definiram os princípios e o funcionamento de sociedades, governos, religiões ou ainda grupos de interesse.

Tire o coelho da cartola e faça o curso de filosofia junto com Sofia. Será, sem dúvida, um encontro inesquecível...

Crítica 
Uma obra literária que se tornou um grande best-seller, um autêntico campeão de vendas em todo o mundo, celebrizando o nome do escritor norueguês Jostein Gaarder.


Dica Odyssey: Leia o Livro e veja o filme! Esse é um dos livros mais pedidos pelos professores em todas as escolas do mundo e com certeza é o melhor que você vai ler na escola!


Fonte: Planeta Educação e Interfilmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!