terça-feira, janeiro 29, 2013

Museu da História em Quadrinhos na Bélgica




O museu em questão abriga em seus 4 mil metros quadrados, todo o panorama dos “comics”, em suas diferentes vertentes e fases, tais como : reproduções em tamanho real, esboços, animações, desenhos entre outras peculiaridades que podem encantar desde crianças até adultos, tornando-se, portanto, um passeio para toda a família. Em seus três andares, podem ser encontrados sete exposições permanentes e outras temporais, com devido destaque para o ilustre cidadão Belga das HQ’S: o famoso Tintim, personagem esse que também pode ser encontrado fora do museu. A cidade em si oferece roteiros para os mais fanáticos fãs de gibi, com roteiros que mostram as fachadas da cidade que serviram de cenário para inúmeras histórias, em plena região central da capital da Bélgica.


O “Centre Belge de la Bande Dessinée” fica em um bonito prédio projetado por Victor Horta, a maior “fera” do movimento Art Nouveau na Bélgica. O edifício tem como pontos altos o uso de claraboias e tetos em vidro, permitindo a passagem da luz natural para todos os andares.


A história em quadrinhos é uma manifestação de arte bastante popular na Bélgica. O mais conhecido autor belga é Hergé criador do famoso Tintim, que tem uma verdadeira legião de fãs espalhada pelo mundo.


No primeiro andar do museu há um corredor em que as paredes são revestidas com janelas envidraçadas. No percurso é mostrado em sequência (como em uma história em quadrinhos) todo o processo de criação das “tirinhas”, desde o esboço até a publicação.


O segundo piso é dedicado às adaptações das histórias em quadrinhos ao formato do desenho animado e as técnicas empregadas no desenvolvimento desse tipo de trabalho. De forma educativa, o visitante descobre como é o passo a passo de todo o processo.


No terceiro andar, uma enorme quantidade de obras de artistas europeus. René Goscinny, quadrinhos de Albert Uderzo, um muito bonito que até então não conhecia, Miguelanxo Prado. O único senão é que praticamente todas as legendas são em francês e neerlandês.


A Bélgica é terra dos famosos personagens Tintim, Os Smurfs, Asterix e Obelix, entre outros. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!