terça-feira, junho 10, 2014

k-pop conheça o ritmo que virou fenômeno no mundo




Você já ouviu falar em k-pop? É a nova febre musical que está bombando no mundo todo. Mas este fenômeno está longe de ser algo tradicional, é uma mistura de vários ritmos como pop, rock, dance e eletrônico. Essa indústria movimenta dois bilhões de dólares por ano, pouco mais de quatro bilhões de reais. O k-pop transformou a Coreia do Sul em um dos 10 principais exportadores de produtos culturais do planeta.



O estilo está crescendo tanto no Brasil, que já existe uma banda brasileira do gênero. O grupo se chama Champs, tem dois anos de carreira e lançou o primeiro clipe na internet no último mês de maio. Em apenas 10 dias, o clipe já teve mais de 110 mil visualizações. A banda foi formada depois de várias audições nas quais mais de 500 adolescentes participaram. Os cinco rapazes aprovados são Rick, Diego, Kenji, Iago e Shi, todos com idades entre 18 e 22 anos. Na Casa de Cristal, eles contam como foi o processo de formação da banda. “Ficamos dois meses na Coréia aprendendo tudo sobre o k-pop”, contou Rick.



Brasil coleciona mais de 200 mil fãs

Para entrar em uma dessas bandas é preciso batalhar muito. Existem empresas do mercado especializadas em fabricar artistas. Funciona assim: primeiro, o candidato participa de uma audição. Depois, esse calouro vai sendo preparado por uma média de sete anos até a grande estreia.



Só aqui no Brasil, estima-se que os fãs - chamados "k-popers" - já cheguem a 200 mil. A maioria é adolescente entre 13 e 20 anos, fãs de desenhos japoneses.  As bandas não tocam apenas música. Elas lançam moda. “Em geral, os fãs usam um visual bem descolado, com cabelos estilosos, muita maquiagem, acessórios e até lentes de contato coloridas”.



História


K-pop (em coreano: 가요, kayo ) (uma abreviação de música pop coreana ou música popular coreana  ) é um gênero musical consistindo de dança, música eletrônica, electropop, hip hop, rock e R&B originários da Coreia do Sul. Além da música, K-pop cresceu em uma subcultura popular entre os adolescentes e adultos jovens em todo o mundo. Embora em um âmbito maior K-pop pode incluir outros gêneros de "música popular" dentro da Coreia do Sul, fora do país, o termo é mais comumente usado para canções cantadas por ídolos teen do país, com músicas que abrangem principalmente os estilos que vão de dance music, eletrônica, rap, hip-hop, e gêneros de R&B. A partir de 1992, o rap se tornou muito popular no país devido à Seo Taiji & Boys, que é visto como o início K-pop moderno. Gêneros como balada e rock ainda são populares hoje, no entanto, o termo pode ser discutível.



Com o surgimento das redes sociais durante a segunda metade da década 2000, a capacidade do K-pop cresceu e atingiu um público anteriormente inacessível através da Internet e está levando a uma mudança na exposição e popularidade do gênero. A onda coreana espalhou o K-pop para o Pacífico, Américas, Eurásia e África do Norte.


Além do KPOP ter ganhado vários prêmios mundiais, estão eles Melhor BoyGrup (BIGBANG-2011) Melhor BoyGrup (EXO-2013)


Melhor vídeo do ano (Girl' Generation-I Got A Boy-2013) Vídeo com mais views do Youtube (Gangnam Style-PSY).

 










































Fonte: Globo.com/Mais Você/Wikipedia

Um comentário:

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!