segunda-feira, agosto 11, 2014

Por que os teclados de orelhões e telefones fixos possuem letras entre os números?




Atualmente, com a popularização dos celulares e dos smartphones, os orelhões perderam um pouco da sua utilidade e quase não são mais utilizados. Entretanto, nem sempre foi assim.

Os telefones mais velhos eram movidos pela própria linha telefônica e só podia discar números e ligar para outras pessoas. Um telefone tocava até quem ligou desligasse, mesmo que ele tenha esperado vinte minutos para a outra pessoa atender. Não havia recursos como correio de voz. Se o telefone estava em uma chamada com outro interlocutor, havia um sinal de ocupado. Não havia nenhuma chamada em espera, nem encaminhamento de chamadas. Nenhum identificador de chamadas, nem pré-visualização do número.


O fato dos números terem letras associadas a eles é um padrão mundial. Essas letras servem como armazenamento de contatos e para ativar outras funções no telefone. Em alguns países, é possível até mesmo enviar mensagens a partir das letras nos telefones públicos, da mesma maneira como se faz com os celulares.


Houve uma grande preocupação das pessoas por conta da dificuldade de lembrar números de telefone quando tinham mais do que quatro ou cinco dígitos. Assim, os dígitos de 2 a 9 foram atribuídos a três letras. Isto costumava compor 24 das 26 letras do alfabeto, com Q e Z omitido. Hoje, essas letras são atribuídas aos números 7 (PQRS) e 9 (WXYZ). Muitas empresas ainda usam as letras em vez de números para soletrar uma ou mais palavras, o que torna mais fácil para as pessoas lembrarem o número.


No final de 1980 e início de 1990, aparelhos de fax e quadros de avisos de computador, juntamente com casas com duas linhas de telefone, exigiram mais e mais números de telefone para as pessoas. Celulares eram pouco disponíveis em meados da década de 1990, mas com o tempo eles se tornaram cada vez mais populares, por conta da demanda desenfreada de linhas de telefone.


Com os smartphones, nós nem sequer pensamos duas vezes sobre números de telefone. Quase não se disca números hoje: nós só escolhemos o número na agenda e clicamos em “chamar”.


É difícil para a maioria das pessoas lembrar números, porque eles conseguem todos eles pela sua lista de contatos. Isto é, mal chegam a ligar exatamente: a grande maioria das pessoas utiliza a mensagem de texto como forma rápida de comunicação.


>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no Facebook ou twitter!







Fonte: Examiner/ R7 Foto: Reprodução / PayPhonePictures /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!