quarta-feira, dezembro 31, 2014

Grande Buraco Azul – Um dos lugares mais lindos do mundo




Em Belize se forma uma daquelas maravilhas da natureza que nos deixam boquiabertos e cheios de “por quês”. Atraindo mergulhadores do mundo todo, o Grande Buraco Azul traz a oportunidade de se jogar em meio a águas cristalinas repletas de vida marinha, incluindo peixes tropicais, tubarões de vários tipos e formações de corais.


Os visitantes chegam até lá através de excursões que duram o dia todo, e que geralmente consistem de um mergulho no Blue Hole e dois mergulhos adicionais em recifes próximos. O buraco, de forma circular e com mais de 300 metros (984 pés) de diâmetro e 125 metros (410 pés) de profundidade, é simplesmente a maior formação natural de sua espécie do mundo, tido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).



Existem várias teorias sobre a formação do buraco, mas em 1836, o famoso biólogo evolucionista Charles Darwin prestou homenagem a estas formações notáveis ​​quando disse que “os atóis de Belize e Belize Barrier Reef constituem os recifes mais ricos e os mais notáveis ​​de coral em todo o oeste do Caribe.



Maias

Novas análises feitas em minerais retirados da caverna submersa conhecida como o Grande Buraco Azul, em Belize, na América Central, dão pistas sobre os motivos que levaram ao fim da civilização maia. 


Os resultados do estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Rice, no Texas, corroboram uma teoria já existente: a de que uma grande seca teria levado ao desaparecimento da sociedade maia.


A equipe de pesquisadores perfurou e coletou amostras de sedimentos encontrados no Grande Buraco Azul e nos recifes de coral dispostos ao redor da caverna. A composição dessas amostras foi analisada, principalmente em relação à quantidade de titânio e alumínio.





















Fonte: Nômades Digitais e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!