quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Clash of Clans: o melhor jogo para celular de todos





Clash of Clans: veja cinco motivos que explicam o sucesso do jogo

Texto: Dário Coutinho

Clash of Clans é um dos jogos para celular de maior sucesso da atualidade, com mais de 100 milhões de downloads apenas no Android. Mas quem está fora do seu universo não entende a justificativa de um game “aparentemente” bobo ser tão conhecido. Confira cinco motivos que explicam o porquê de Clash of Clans ser praticamente um “gênero”, sendo exaustivamente copiado por outros títulos.

Clash of Clans é um dos jogos mais populares no Android e iOS (Foto: Divulgação)


Ambiente de grande competição


Clash of Clans é um jogo de estratégia que mistura elementos de estratégia em tempo real e em turnos. Os jogadores nunca se enfrentam em tempo real, apesar de poderem controlar onde e quando suas tropas irão atacar. Dessa forma, o app oferece um alto nível de competição que é acionado via notificações.

A partir do centro de vila nível 5, os recursos começam a ficar escassos, empurrando o jogador para procurar novas formas de conseguir ou ouro e elixir. A partir do centro de vila nível 7, atacar outros jogadores será a sua principal meta para roubar elixir negro. Um dos destaques do jogo neste aspecto é que nunca é possível roubar 100% dos itens do outro usuário. Além disso, há proteções como escudo e percentual de saque. Tudo feito de uma forma que o jogador atacado não se sinta muito no “prejuízo”.



Não tem “hack”


Essa é talvez uma das perguntas mais recorrentes na internet. Sempre há alguém em fóruns e grupos do Facebook perguntando se há “hack” para Clash of Clans. Mas, felizmente, não existe. O que tem são mods offline do jogo que permitem conseguir gemas, ouro e elixir infinito, porém, se o jogador tentar ficar online, será banido imediatamente. Isso é um ponto negativo, já que o aplicativo exige uma conta do Facebook ou Google+ para que o jogador possa salvar seu progresso.

O combate incessante da Supercell, produtora do game, contra os trapaceiros é um dos motivos do sucesso de Clash of Clans. Sem a menor possibilidade de trapacear, o jeito é andar na linha, inclusive para comprar os itens mais caros do app e que permitem acelerar a construção de itens, as gemas.


Complexidade da jogabilidade

Com um visual simples, a jogabilidade do game costuma enganar muitos jogadores. O fato de não poder controlar as tropas, assim que elas são liberadas no campo, talvez deixe a impressão de que o jogo é completamente aleatório. Contudo, ele possui muitas variáveis como ligas, níveis, tropas negras e muito mais. Incrivelmente tudo balanceado de forma brilhante pela produtora do aplicativo.

O foco durante o ataque é visível no momento em que o jogador libera cada unidade das tropas. Isso permite ver onde elas irão atacar e, além disso, cada tropa segue um padrão de ataque. Com isso, os jogadores podem criar “layouts” para suas vilas e essa é uma das principais mecânicas de jogo. Há, por exemplo, layouts para “farmar” ouro e elixir e layouts exclusivos para as guerras entre clãs.


Roda em qualquer celular e na pior conexão 2G


Um dos grandes triunfos de Clash of Clans é que ele não exige muitos recursos para ser executado. O jogo roda até mesmo no celular mais modesto com apenas 512 MB de memória RAM. Mas o grande destaque é que ele não é exigente no consumo de internet. É um game online, mas você pode jogar até com o pior sinal 2G que encontrar.

Como se trata de um jogo tão leve, jogadores tem até mesmo emulado Clash of Clans no PC através do emulador BlueStacks, e usado isso para fazer livestreams via Twitch ou YouTube.



Grandes recompensas na guerra dos clãs


Uma das sacadas mais geniais da SuperCell ao produzir Clash of Clans foi criar a guerra dos clãs. Nesse evento, um grupo de jogadores enfrenta outro time e os vencedores ficam com as recompensas acumuladas durante a guerra. É uma das melhores maneiras de treinar os ataques e defesas.

Na guerra dos clãs, outro elemento se destaca o equilíbrio do jogo. É preciso que ambos os clãs declarem guerra para o conflito iniciar e os jogadores podem selecionar que vilas participarão da guerra.















Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante para que possamos fazer um trabalho cada vez melhor! Apenas use o bom senso e não deixe mensagens ofensivas!